Feijão é um nome comum para uma grande variedade de sementes de plantas de alguns gêneros da família Fabaceae. Proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. 
Três espécies de feijão são muito cultivadas no Brasil: 

• Phaseolus vulgaris, o feijão comum, cultivado em todo o mundo; 

• Vigna unguiculata, vulgarmente chamado de feijão de corda, feijão-macáçar, caupi e outros, predominante na região Nordeste e na Amazônia 

• Cajanus cajan, feijão-guandu ou andu, comum no nordeste, principalmente em sua variedade arbórea. Apesar da enorme importância da cultura do feijão, o rendimento médio brasileiro é baixo. Mesmo tendo um potencial produtivo superior a 4000 kg/ha, a média brasileira é de apenas 817 kg/ha, sendo altamente influenciada pelo sistema de cultivo. No entanto esta produtividade é maior do que a década de 1960/70 que variava entre 500-600 kg/há. 
Para efeito de comparação, pode-se mencionar que alguns países como os Estados Unidos, o Japão, a Turquia e a Itália, têm rendimento médio superior a 1 400 kg/ha, de acordo com a FAO. 
No Brasil, a EMBRAPA lidera uma ampla rede de pesquisa e melhoramento de feijão, composta de 40 instituições, incluindo diversas empresas e universidades. Esta rede tem lançado várias novas cultivares de feijoeiro mais produtivo e mais resistente a pragas e doenças.

 

 

 

 

 

 

Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.